Fuscas Raros: As Séries Especiais que Marcaram Época no Brasil

Fuscas Raros: As Séries Especiais que Marcaram Época no Brasil

Publicado em 04 de November de 2025

Além do modelo tradicional que conquistou o coração dos brasileiros, a Volkswagen produziu diversas séries especiais e edições limitadas do Fusca. Esses modelos, hoje raríssimos, traziam acabamentos, cores e acessórios exclusivos. Conheça as principais séries que se tornaram ícones de colecionador.

Série Prata (1980)

Fusca Série Prata 1980 na cor prata metálico, uma das primeiras séries especiais do Fusca no Brasil.

O Série Prata trazia um acabamento refinado e esportivo.

Lançado em 1980, o Fusca Série Prata foi uma das primeiras edições especiais de grande destaque. Vinha na cor Prata (Metálico) e contava com acabamentos internos exclusivos, estofamento navalhado e detalhes que o diferenciavam do modelo 1300L padrão da época.

Fusca GL (1983)

Fusca GL 1983, versão Gran Luxo com acabamento superior e volante bumerangue.

O Fusca GL oferecia mais itens de conforto e acabamento.

Introduzido em 1983, o Fusca GL (Gran Luxo) não era exatamente uma série limitada, mas uma versão de acabamento superior. Trazia volante espumado (o "bumerangue"), bancos com encosto de cabeça, e melhores forrações internas, sendo uma resposta da VW para um público que buscava mais conforto no tradicional besouro.

Série Love (1984)

Fusca Série Love 1984, edição especial popular conhecida pela cor Azul Copa e adesivos 'Love'.

O popular Série Love, conhecido por suas cores vibrantes.

Uma das séries mais lembradas, o Série Love de 1984 foi uma campanha de marketing de grande sucesso. Disponível em cores chamativas como o Azul Copa (Metálico) e o Bege Vime, vinha com o motor 1600 a álcool, rodas de 14 polegadas do Brasília e adesivos "Love" nos vidros.

Série Verde Cristalino (1985)

Fusca Série Verde Cristalino 1985, modelo com pintura metálica exclusiva e interior monocromático.

O elegante Verde Cristalino (Metálico).

Lançado em 1985, este modelo destacava-se pela sua cor exclusiva, o Verde Cristalino (Metálico). Era uma série que apostava na sofisticação, vindo com acabamento interno monocromático em marrom e diversos acessórios que normalmente eram opcionais.

Última Série (1986)

Fusca Última Série 1986, edição de despedida na cor Azul Stratos metálico com placa numerada.

A primeira despedida: o "Última Série" de 1986.

Para marcar o (primeiro) fim da produção do Fusca no Brasil, a VW lançou a "Última Série" em 1986. Foram cerca de 850 unidades, todas na cor Azul Stratos (Metálico), com vidros verdes, desembaçador traseiro, interior em veludo e uma placa comemorativa numerada no painel.

Série Ouro (1996)

Fusca Série Ouro 1996, a despedida final do Fusca Itamar na cor Vermelho Dakar.

O retorno e a despedida final: Série Ouro de 1996.

Após o retorno da produção em 1993 (o "Fusca Itamar"), a VW se despediu definitivamente do modelo em 1996 com a "Série Ouro". Foram 1.500 unidades numeradas, disponíveis apenas na cor Vermelho Dakar e com um pacote completo de opcionais da época, como faróis de neblina, vidros verdes e interior diferenciado.

Bônus: Fusca Ano 1987

Raríssimo Fusca 1987, uma das cinco unidades 'fantasma' produzidas após o fim da fabricação.

O Fusca "fantasma": uma das 5 unidades de 1987.

Este é um dos maiores mistérios da história do Fusca no Brasil. Mesmo com o fim da produção decretado em 1986, 5 unidades do Fusca foram montadas e faturadas em 1987. Esses carros não pertencem a nenhuma série especial, mas sua existência pós-encerramento os torna, talvez, os Fuscas nacionais mais raros e cobiçados por colecionadores.