1972 - 1500
Typ 113
Descrição
VW Fusca 1972: O Auge do "Fuscão"
O ano de 1972 consolidou o sucesso do Fusca 1500, carinhosamente chamado de "Fuscão". É um ano muito valorizado por colecionadores pois combina a mecânica mais potente do 1500 com a estética clássica dos faróis inclinados ("Olho de Boi"), que seriam abandonados no modelo seguinte.
- Visual do 1500: O Fuscão 1972 se distinguia pelas lanternas traseiras grandes ("Pata de Cavalo"), capô traseiro com 4 grupos de aletas de ventilação e o "nariz de placa" pintado na cor do carro.
- Ventilação "Orelha": O modelo 1500 introduziu as entradas de ar em formato de meia-lua atrás das janelas laterais traseiras (conhecidas como "orelhinhas"), exclusivas dessa versão para melhorar a refrigeração interna.
- Interior Jacarandá: O painel do modelo 1500 mantinha o luxuoso revestimento imitando madeira de Jacarandá, com volante "bumerangue" preto e botões de borracha macia.
- Mecânica:
- - 1300: Motor 46 cv, sistema 12v, freios a tambor.
- - 1500: Motor 52 cv, sistema 12v, freios a disco dianteiros (opcional muito comum), bitola traseira mais larga.
- Cores Vibrantes: 1972 foi o ano de cores icônicas e vivas, como o famoso Laranja Monza, Amarelo Colonial e Verde Guarujá.
Ficha Técnica
Lanternas
Lanternas com lentes acrílicas tricolores com função de ré, conhecidas como pata de cavalo (1970 a 1974 (1500cc) e 1974 (1600-S))
Piscas
Piscas com lentes ainda maiores, chamadas de 'sorriso largo'. Capas cromadas ou na cor da carroceria (2ª Série de 1970 a 1996)
Maçanetas Internas
Maçanetas internas padrão Fuscão (1970 a 1973)
Trava de Capô Dianteiro
Trava do capô dianteiro por botão, cromada (2ª Série de 1970 até 1983)
Trava de Capô Traseiro
Trava do capô traseiro por botão, cromada (2ª Série de 1966 até 1983)
Nariz de Placa
Nariz de placa (Últimas mudanças) (2ª Série de 1970 a 1986; e 1993 a 1996)
Painéis
Painel com detalhes em preto: linha 1300 (2ª Série de 1970 a 1973). Apenas a linha 1971 tem exclusivamente volante 'cálice' claro
Painel com acabamento luxuoso: linha 1500 (1970 a 1973)
Para-Choques
Para-choques de lâmina simples em posição elevada (a partir da 2ª Série de 1970)
Retrovisores
Retrovisor em metal conhecido como 'raquetinha' sem bracinho (2ª Série de 1969 até 2ª Série de 1978)
Volantes
Volante 'Cálice' preto com aro de buzina cromado: Fuscão 1500 (1970/73). Com aro de buzina sem pintura: 1300 (70/73)
Vigia Traseiro
Vigia traseiro retangular maior: 'Modelinho' (2ª Série de 1966 até encerramento da série 'Itamar', em 1996 (lembrando que na Europa e no México existiram carrocerias com vidros maiores))
Tapeçaria
Tapeçaria com banco de courvim caramelo: Fuscão 1500 (1970/72)
Tapeçaria com banco courvim preto: padrão na linha Fuscão 1500 (entre 1970 e 1972)
Tapeçaria com banco courvim marrom: opcional na linha Fuscão de 1972
Velocímetros
Velocímetro graduado até 140 km/h com aro cromado: linha 1300-L
Velocímetro graduado até 140 km/h com aro pintado: linha 1300
Rodas
Rodas de 4 parafusos, com 20 aberturas de ventilação e calota achatada (opcional até 75): 1970 a 1973 (1500 e 1500 Standard )