1971 - 1500
Fuscao1500
Descrição
O ano de 1971 é marcado pela dualidade. De um lado, o Fusca 1300 mantinha o visual clássico dos anos 60 (lanternas pequenas e para-choques lisos). Do outro, o Fusca 1500 (o famoso "Fuscão") esbanjava status com mais potência, acabamento de luxo e um visual modernizado que se tornou objeto de desejo na época.
- O Motor 1500: A grande estrela do ano. O Fuscão trazia o motor de 52 cv (contra 46 cv do 1300), oferecendo muito mais fôlego em subidas e estradas.
- Visual do 1500: Diferenciava-se do 1300 pelas lanternas traseiras maiores (apelidadas de "pata de cavalo" ou "tampa de marmita") com luz de ré integrada, bitola traseira mais larga e capô traseiro com aberturas de ventilação.
- Acabamento "Jacarandá": O interior do modelo 1500 em 1971 é icônico. O painel recebia um revestimento plástico imitando madeira de Jacarandá, conferindo um ar de sofisticação exclusivo deste período.
- Freios a Disco: O modelo 1500 de 1971 passou a oferecer freios a disco na dianteira como opcional, uma grande evolução de segurança em relação aos tambores do 1300.
Ficha Técnica
Lanternas
Lanternas com lentes acrílicas tricolores com função de ré, conhecidas como pata de cavalo (1970 a 1974 (1500cc) e 1974 (1600-S))
Piscas
Piscas com lentes ainda maiores, chamadas de 'sorriso largo'. Capas cromadas ou na cor da carroceria (2ª Série de 1970 a 1996)
Maçanetas Internas
Maçanetas internas padrão Fuscão (1970 a 1973)
Trava de Capô Dianteiro
Trava do capô dianteiro por botão, cromada (2ª Série de 1970 até 1983)
Trava de Capô Traseiro
Trava do capô traseiro por botão, cromada (2ª Série de 1966 até 1983)
Nariz de Placa
Nariz de placa (Últimas mudanças) (2ª Série de 1970 a 1986; e 1993 a 1996)
Painéis
Painel com detalhes em preto: linha 1300 (2ª Série de 1970 a 1973). Apenas a linha 1971 tem exclusivamente volante 'cálice' claro
Painel com acabamento luxuoso: linha 1500 (1970 a 1973)
Para-Choques
Para-choques de lâmina simples em posição elevada (a partir da 2ª Série de 1970)
Retrovisores
Retrovisor em metal conhecido como 'raquetinha' sem bracinho (2ª Série de 1969 até 2ª Série de 1978)
Volantes
Volante 'cálice' claro (2ª Série de 1959 até 1ª Série de 1970. E exclusivamente na linha 1300 de 1971)
Volante 'Cálice' preto com aro de buzina cromado: Fuscão 1500 (1970/73). Com aro de buzina sem pintura: 1300 (70/73)
Vigia Traseiro
Vigia traseiro retangular maior: 'Modelinho' (2ª Série de 1966 até encerramento da série 'Itamar', em 1996 (lembrando que na Europa e no México existiram carrocerias com vidros maiores))
Tapeçaria
Tapeçaria com banco de courvim caramelo: Fuscão 1500 (1970/72)
Tapeçaria com banco courvim preto: padrão na linha Fuscão 1500 (entre 1970 e 1972)
Tapeçaria com banco courvim marrom: opcional na linha Fuscão de 1972
Velocímetros
Velocímetro graduado até 140 km/h com aro cromado: linha 1300-L
Velocímetro graduado até 140 km/h com aro pintado: linha 1300
Rodas
Rodas de 4 parafusos, com 20 aberturas de ventilação e calota achatada (opcional até 75): 1970 a 1973 (1500 e 1500 Standard )