1970 - 1300
Fusquinha
Descrição
VW Fusca 1970: O Clássico 1300
O ano de 1970 representa a essência do Fusca brasileiro clássico. Equipado majoritariamente com o motor 1300, este modelo mantinha o charme dos anos 60, mas já com o sistema elétrico de 12 volts consolidado, oferecendo partidas mais fáceis e faróis mais fortes. É o carro que motorizou a classe média brasileira durante o "Milagre Econômico".
- Visual "Olho de Boi": Mantinha os icônicos faróis dianteiros inclinados com lente de vidro abaulada e aro cromado, uma das características mais amadas pelos colecionadores.
- Rodas "5 Furos": Utilizava as rodas de aço fechadas com furação larga (5 parafusos) e grandes calotas cromadas do tipo "bacia", que cobriam todo o centro da roda.
- Para-choques Lâmina: Os para-choques eram simples, curvados e cromados (conhecidos como "lâmina"), com os ganchos ("poleiros") verticais, conferindo um visual limpo e elegante.
- Interior de Metal: O painel era inteiramente de ferro pintado na cor do carro ou preto, com o velocímetro redondo ao centro, marcador de combustível separado (ao lado) e o famoso volante "Cálice" (bujão central com o logo de Wolfsburg) ou o modelo "Bumerangue" simples.
- A Chegada do Fuscão: Foi também em 1970 que a VW lançou o lendário Fusca 1500 (Fuscão), que trazia opcionais de luxo, motor mais forte e lanternas traseiras maiores, convivendo com o modelo 1300 nas lojas.
Ficha Técnica
Lanternas
Lanternas com lentes bicolor de acrílico, com função de pisca (1962 a 1966 (1200); 1967 a 1974 (1300) e 1973 (1500 Standard))
Piscas
Piscas com lentes ainda maiores, chamadas de 'sorriso largo'. Capas cromadas ou na cor da carroceria (2ª Série de 1970 a 1996)
Maçanetas Internas
Maçanetas internas cromadas, com acabamento plástico (2ª Série 1959 até 1975)
Trava de Capô Dianteiro
Trava do capô dianteiro por botão, cromada (2ª Série de 1970 até 1983)
Trava de Capô Traseiro
Trava do capô traseiro por botão, cromada (2ª Série de 1966 até 1983)
Nariz de Placa
Nariz de placa com estrutura que volta a crescer, mas fica mais larga (1965 a 1ª Série de 1970)
Painéis
Painel com acabamento luxuoso: linha 1500 (1970 a 1973)
Retrovisores
Retrovisor em metal conhecido como 'raquetinha' sem bracinho (2ª Série de 1969 até 2ª Série de 1978)
Volantes
Volante 'cálice' claro (2ª Série de 1959 até 1ª Série de 1970. E exclusivamente na linha 1300 de 1971)
Volante 'Cálice' preto com aro de buzina cromado: Fuscão 1500 (1970/73). Com aro de buzina sem pintura: 1300 (70/73)
Vigia Traseiro
Vigia traseiro retangular maior: 'Modelinho' (2ª Série de 1966 até encerramento da série 'Itamar', em 1996 (lembrando que na Europa e no México existiram carrocerias com vidros maiores))
Tapeçaria
Tapeçaria com bancos de courvim pretos: padrão (entre 1967 e 1ª Série de 1970 na linha 1300)
Tapeçaria (À esquerda, comparativo do banco da 1ª (acima) e da 2ª Série (abaixo) da linha 1300 produzidas em 1970)
Tapeçaria com banco de courvim caramelo: Fuscão 1500 (1970/72)
Tapeçaria com banco courvim preto: padrão na linha Fuscão 1500 (entre 1970 e 1972)
Velocímetros
Velocímetro graduado até 140 km/h com aro cromado: linha 1300-L
Para-Choques
Para-choque lâmina com barras e poleiros. (2º série de 1959 a 1º série de 1970)
Rodas
Rodas com 10 aberturas de ventilagáo, pintadas de cinza Prata: de 1967 até 1974 (apenas nas versóes 1300)